terça-feira, 24 de agosto de 2010


O que é alergia?

Uma alergia pode se referir a vários tipos de reações imunológicas, incluindo hipersensibilidade tipo I na qual o corpo da pessoa é hipersensível e desenvolve anticorpos para proteínas típicas.

O que é alergenos


Quando uma pessoa é hipersensível essas substâncias são conhecidas como alérgenos. A hipersensibilidade tipo I é caracterizada pela ativação excessiva das células mastócitas e basófilas pela imunoglobulina E, ocasionando em uma resposta inflamatória sistêmica que pode resultar desde sintomas benignos, como nariz escorrendo, até choque anafilático que pode requer tratamento por toda a vida e levar à morte. Febre do feno é um exemplo de tipo de alergia comum de menor gravidade. Grande parte da população sofre de sintomas da febre do feno em resposta ao pólen.


Tipos de alergenos


Alergia a animais:

No caso de alergia a animais, reduzir o contato com eles é muito importante. Os sintomas tendem a desaparecer na medida em que se eliminem pêlos e resíduos dos animais no meio ambiente, não esuqecer que a limpesa da casa é um fator importante para a melhora da alergia.

Em muitos casos, a remoção do animal caseiro é a única solução embora possa ser muito traumática. No caso da remoção do animal não ser possível, entretanto, não se deve permitir a entrada do animal principalmente no quarto de dormir do paciente e a casa deve, se possivel, aspirada diariamente.

Se um membro da família é alérgico, é conveniente, como medida preventiva, retirar os animais da casa. Isto ajuda a prevenir o desenvolvimento de alergias adicionais. Tapetes,tecidos, etc, feitos de pêlo de animal devem ser evitados. Contato com animais fora de casa deve ser evitado. Um problema pode surgir quando indivíduos alérgicos visitam casas onde existem animais domésticos. A melhor solução é usar equipamentos profiláticos antes da visita.

Alergia a Pó caseiro:

No caso de alergia ao pó doméstico, a casa deve ser limpa, de preferência com aspirador de pó, diariamente, especialmente o quarto de dormir. A limpeza deve ser realizada por uma pessoa não alérgica.

Deve-se evitar o uso de tapetes e móveis susceptíveis ao acumulo de pó.

Os dormitórios, na medida do possível devem ser mantidos livres de pó, e os colchões e travesseiros devem preferencialmente ser de material sintético.

A alergia ao pó pode ser provocada pelos ácaros existentes no pó doméstico. Estes são organismos microscópicos que vivem nas roupas da cama e nos tapetes. Os pacientes devem ser aconselhados a trocar de roupa de cama com preferência, tomar banho e trocar de roupa de preferência diariamente. Observando-se que colchões e travesseiros devem ser encapados com capas específicas.

Alergia a Fungos:

No caso de alergia a fungos, deve-se evitar ambientes úmidos, caso não seja possível utilizar desumidificador e purificador de ar nos locais contaminados por fungos.

O pó doméstico pode conter grandes quantidades de fungos.

Os pacientes devem evitar áreas onde os fungos proliferam, como, por exemplo, montes de folhas de árvores, toras de madeira, áreas fortemente sombreadas ou de espessa vegetação. Durante a época da colheita, devem-se evitar os lugares. Arejar bem os ambientes que permanecem fechados durante muito tempo.

Alergias a Pólens:

Evitar o contato direto com o pólen, isto é, não colher flores e evitar ter flores dentro de casa.

Durante a polinização, as janelas dos quartos de dormir, devem ser mantidas fechadas para que o vento não introduza o pólen. Além disso, é aconselhável arejar a roupa de cama na parte da manhã, quando o nível de pólen no ar é mais baixo.

Durante os dias secos e quentes, pode haver necessidade do paciente permanecer em casa com as portas e janelas fechadas, uma vez que existe grande quantidade de pólen no ar.

Alergia a Insetos:

2 comentários: